domingo, 22 de novembro de 2009

Série Energia: Energia eólica

É a energia proveniente do vento (do ar em movimento). Já na Antiguidade o homem utilizava o vento como fonte energética, através dos moinhos de vento. Esses moinhos foram usados, dentre outras coisas, para bombear água para irrigação.


O sistema da usina eólica é simples. O movimento dos ventos é captado por pás de hélices gigantes que, ligadas a uma turbina, acionam um gerador elétrico.


É considerada a fonte energética que mais cresce atualmente no mundo (cresce cerca de 30% ao ano). Destaca-se como a principal potência eólica a Alemanha.


Algumas vantagens para o uso do vento para a geração de energia: grande potencial; não emite gases poluentes (é limpa); recurso natural renovável.


Como desvantagens pode-se citar: necessita de grandes investimentos, já que é cara; os ventos não são constantes, o que dificulta a produção; poluição sonora (o barulho é muito grande. +- 50 decibéis. O ouvido humano tem a capacidade de agüentar algo em torno de 40 decibéis); Deve ser implantada longe de áreas urbanas por causa desse barulho;


No Brasil, a produção é pequena, mesmo havendo um bom potencial, principalmente na região Nordeste. Em Minas Gerais, o primeiro local a se produzir foi na cidade Gouveia, com recursos da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), no alto da Serra do Espinhaço.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Série Energia: Carvão mineral - definições e produção no Brasil

O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do solo por processos de mineração.
É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível usado em alguns países para a geração de energia elétrica, aquecimento de alto-fornos de indústrias, etc....


Produção no Brasil

Brasil apresenta uma pequena reserva, localizada na região Sul, no chamado “S do carvão”. Essa área faz parte da Bacia Sedimentar do Paraná. A maior produção está em Santa Catarina (Criciúma – Lauro Muller – Siderópolis) e no Rio Grande do Sul (Bagé – Hulha Negra). No entanto, é uma produção pequena e o carvão possui qualidade ruim : devido à impurezas, cinzas, alta umidade, o que não é bom para as siderurgias. Sendo assim, o Brasil importa carvão mineral de melhor qualidade, principalmente as indústrias siderúrgicas mais modernas. Algumas, porém, misturam o carvão brasileiro ao importado no processo de produção do ferro e do aço

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Série Energia: Petróleo - definições e produção no Brasil

Combustível fóssil, líquido, formado a partir da deposição de material orgânico marinho (plânctons – microorganismos que vivem em suspensão nas águas); Obs: não é encontrado somente em áreas marinhas. Áreas continentais que já foram encobertas pela água do mar também podem apresentar o petróleo;

Importante combustível a partir do século XIX; É o mais utilizado atualmente; Dele se extraem vários subprodutos: gasolina, óleo diesel, querosene, gás de cozinha (GLP), asfalto, produtos químicos para a fabricação de plásticos e tintas.

Maiores áreas de exploração no mundo: Oriente Médio (+ de 50%, em países como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes), EUA, Venezuela, África (Gabão, Nigéria Argélia, Líbia);

Os maiores países exportadores de petróleo formaram, no ano de 1960, a OPEP- Organização dos países exportadores de petróleo.

Objetivo: estabelecimento de cotas e preços mínimos no comércio do petróleo nos mercados mundiais;

Membros: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar, Bahreim, Emirados Árabes (Oriente Médio), Venezuela (América do Sul), Indonésia (Sudeste da Ásia), Gabão, Nigéria, Argélia e Líbia (África).
Produção no Brasil


O Brasil apresenta uma produção concentrada junto ao litoral:
RJ (Bacia de Campos); SP (Bacia de Santos); BA (Bacia do Recôncavo); RN (Bacia Potiguar); AL/ SE/ CE

Nosso país conseguiu em 2006/2007 passar a ser atendido em 100 % por reservas próprias, principalmente de sua Bacia de Campos. Isso deveu-se à entrada em operação da plataforma P-50, que passou a processar 200 mil barris por dia.

Recentemente foi descoberta uma enorme área com petróleo localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. É o que se denomina Pré-sal, pois está localizada por baixo de uma extensa camada de sal. Veja o desenho abaixo:


Há mais de 6 mil metros foi encontrada essa reserva de petróleo, o que pode representar um grande avanço para o Brasil. Resta, no entanto, pesar os “prós e os contras” sobre essa questão. De um lado, sabe-se que a queima do petróleo e seus derivados provoca enormes problemas ambientais. Do outro lado, está o lucro que pode ser gerado com a exploração dessas reservas. O que vai pesar mais, o lado econômico ou o lado ambiental? É o que veremos....

domingo, 8 de novembro de 2009

Série Energia: O Petróleo está em toda parte?!

Pare onde está. Olhe ao redor. Você não vai enxergar um líquido negro jorrando do chão. Mas pode ter certeza de que o petróleo está na sua frente. Está em fórmulas diversas que deram origem à tinta do jornal ou das paredes, ao plástico do computador ou às fibras que estão em sua roupa. O petróleo é a matéria prima presente em todos os cenários da vida moderna. Ele está em todos os cômodos de sua casa, nas escolas, nos ambientes de trabalho, nas ruas e até no céu, como o querosene que abastece os aviões ou o náilon colorido dos paraquedas. Está na boca de todos, seja nos batons das mulheres, na parafina dos chocolates ou nos chicletes mascados por crianças e adultos. Está no chão, no asfalto. Nos eletrodomésticos, nos brinquedos, na fralda descartável, em cosméticos, em detergentes, nas sacolinhas do supermercado, nos pneus, na prótese dentária. O petróleo é o componente básico de mais de 6 mil produtos. A vida que se conhece hoje não seria a mesma sem ele.

É por essa riqueza escondida no dia a dia das pessoas que a descoberta de jazidas é vista como tão importante. Não é por acaso que são cobiçadas e desejadas por todos os países. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, observa que as pessoas tendem a associar o petróleo apenas a comobustíveis, como óleo diesel e gasolina. Mas não é só isso. “É um recurso mineral formado por diversos compostos. Pelo refino se transforma em matéria prima para vários produtos, como tintas, ceras, resinas, pneus, fósforos, borracha, chicletes, filmes fotográficos e fertilizantes. O plástico também tem petróleo e está em todo lugar. É um bem essencial, presente em todos os setores da vida dos cidadãos, pela vida afora”, afirma. Mas alerta: “É um bem finito e que pode acabar em mais uma ou duas gerações”. Isso, levando-se em conta o consumo atual.

(...) “É difícil imaginar a vida de hoje sem os derivados de petróleo”, afirma o professor de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Valmir Fascio Juliano, que participa da coordenação do Laboratório de Ensaio de combustíveis. Vários produtos passam por transformações intensas, mas no fundo têm petróleo.

(...) De acordo com a Petrobrás, todo petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, composta de diversos tipos de moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono e, em menor parte, de oxigênio, nitrogênio e enxofre, combinados de forma infinitamente variável. Daí, os diversos tipos de petróleo encontrados na natureza e os diversos produtos que dele podem ser obtidos. Ao quebrar essa combinação de moléculas, o processo de refino separa o que a natureza levou milhões de anos para juntar, fracionando o petróleo para transformá-lo em derivados.

É a partir daí que o petróleo entra diretamente na vida de todos os consumidores do mundo, inclusive daqueles que andam a pé.



Fonte: Adaptado de Estado de Minas, Caderno Especial Pré Sal, 30/09/09
Autora: Graziela Reis

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Série Energia: fontes renováveis e não renováveis

As fontes de energia classificam-se em duas categorias principais:

- Renováveis
- Não-renováveis.

As fontes renováveis são as que nunca se esgotam porque podem ser obtidas a partir de recursos naturais considerados inesgotáveis (energia hidrelétrica, solar, eólica, biomassa e outras).

Já o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio, dentre outros, são fontes de energia não-renováveis, porque são constituídos por recursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem a esgotar-se.

Portanto, as fontes de energia não-renováveis apresentam o problema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ou séculos (conforme o caso). Além disso, normalmente elas provocam maior poluição que as fontes renováveis. Os combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão, são os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte da responsabilidade pela poluição da atmosfera (emissão de CO2 – gás carbônico), dos solos, da água. E o urânio, pelo seu uso nas usinas nucleares, é a fonte de energia que oferece maior risco d
e catástrofes por acidentes.

As fontes renováveis, além de não se esgotarem, apresentam menores problemas de poluição. Os problemas são menores, mas existem.













Exemplos de fontes renováveis: solar, eólica, hidreletricidade

Exemplo de fonte não renovável: petróleo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Série Energia : A evolução das fontes de energia ao longo da história humana

Energia é algo que tem a capacidade de realizar trabalho. Assim, utiliza-se energia para levantar um peso, para movimentar um veículo, para ferver a água, para a iluminação, para digitar esse texto, enfim...


Mas, como se deu a evolução das fontes de energia ao longo da história humana?


Tudo começou quando os seres humanos ainda moravam em cavernas. Nessa época, as formas de energia mais usadas eram a força muscular e o calor do fogo. Após esse período, há cerca de 8.000 anos, quando os animais foram domesticados passou-se a usar a força muscular animal para desenvolver tarefas cotidianas, como arar a terra e transportar peso. Dessa forma, o trabalho passou a render mais em um mesmo tempo.











Ao longo da segunda metade do século 18, houve a invenção das máquinas a vapor, originando as primeiras fábricas. Tal fato foi o pontapé inicial para variadas transformações socioculturais e econômicas que se sucederam e culminaram com a chamada Revolução Industrial.



Durante a Primeira Revolução Industrial, outra fonte de energia passou a ser utilizada, o carvão mineral. Altamente poluente esse elemento passou a ser um problema para o meio ambiente, mesmo que na época poucos se importassem com tal situação.

Já no contexto da Segunda Revolução Industrial (no final do século 19) foram criados os motores elétricos (que funcionam a partir da eletricidade) e os motores de explosão (que funcionam, basicamente, a partir de derivados do petróleo, como a gasolina). Além do uso doméstico e nas fábricas, esses novos motores aceleraram o desenvolvimento dos transportes, o que resultou em aumento da velocidade e da capacidade de transporte. Por outro lado, o uso do petróleo acelerou ainda mais alguns problemas ambientais, notadamente a poluição do ar.

















Atualmente, as pesquisas sobre novas fontes de energia, mais limpas e que não poluem tanto, empregam milhões de dólares todos os anos. Destacam-se como fontes promissoras, a energia solar (sol), eólica (vento), biomassa e o hidrogênio.



Série Energia

Pessoal, começo hoje a escrever diversas postagens sobre as fontes de energia, com ênfase no Brasil.
Portanto, nos próximos dias acompanhem a Série Energia aqui no blog. Começo hoje com um texto que mostra a evolução do uso das fontes de energia pelo ser humano ao longo do tempo. Boa leitura!!