quinta-feira, 14 de julho de 2011

Série África: Sudão do Sul

Mais um país é criado no mundo, mais especificamente no continente africano. Trata-se do Sudão do Sul, cuja capital é Juba. No dia 8 de julho de 2011 o território separou- se oficialmente do Sudão.


Localização do Sudão do Sul -
Fonte: Folha online


Essa separação foi o resultado de tensões que duraram décadas entre as porções norte e sul do país africano. Mais de 2 milhões de pessoas morreram no conflito que, além do aspecto territorial e econômico também tinha (ou ainda tem?) um forte apelo religioso.



Afinal de contas, a região norte, governada a partir da capital Cartum, apresenta uma população predominantemente muçulmana e de origem árabe. Já a porção que se separou é majoritariamente cristã e animista. Havia uma tentativa dos governantes do norte em impor a lei islâmica no sul, o que desagradava a porção meridional.


Com a independência, já reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e diversos países do mundo, inclusive o Brasil, o Sudão do Sul agora é governado pelo presidente Salva Kiir.


O presidente irá encontrar inúmeros problemas para tentar resolver, o que não será possível em um curto espaço de tempo. Segundo alguns dados levantados pelo site do jornal Estado de São Paulo, apenas 15% dos 9 milhões de habitantes sabem ler e a taxa de mortalidade infantil é uma das mais altas do planeta. Apenas 1% apresenta conta bancária e o país inteiro conta com apenas 320 quilômetros de estrada.

Petróleo: a salvação?


A questão do petróleo é uma das mais problemáticas na divisão do Sudão. A maior parte das reservas está localizada no agora Sudão do Sul, porém a maior parte da infraestrutura para refino e transporte fica no norte, como se pode ver no mapa abaixo:




Localização das reservas de petróleo, oleodutos e refinarias no Sudão e Sudão do Sul -
Fonte: http://www.dw-world.de/

O que irá acontecer a partir de agora? Como será realizada esta exploração? Com quem ficará a renda?

E o que é mais difícil de responder: como fica a questão social do novo país criado? Como este país, que já nasce como um dos mais pobres do mundo e com infraestrutura precária, poderá se desenvolver, crescer e proporcionar uma melhor condição de vida para a população? São perguntas ainda sem resposta, mas não devem deixar de ser respondidas, visto que há cidadãos que necessitam, acima de tudo, sobreviver.

Nenhum comentário: