quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte, MG: Natal "encoberta" a realidade

Estive no final de 2007 e início de 2008 em um dos pontos turísticos de Belo Horizonte (BH), capital de Minas Gerais, a região da Pampulha. Nessa área existem obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer (Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile, Museu de Arte e Iate Tênis Clube), além de outras belezas naturais e humanizadas como o Zoológico, Jardim Botânico, estádio Mineirão, ginásio Mineirinho... ufa!!!! É realmente o local a ser visitado pelos turistas que vêm a BH.
Também é destaque na região a Lagoa da Pampulha, artificial, e que foi construída no final da década de 1930 com o objetivo de abastecer a região Norte de Belo Horizonte (hoje já não desempenha mais esse papel) e amenizar os efeitos da chuva . Para as comemorações de Natal de 2007 foi inaugurada uma enorme árvore de natal que flutua nas águas da lagoa e que se tornou a maior atração das comemorações natalinas dos belorizontinos... eu, inclusive, fui até lá para ver e, realmente, ficou muito bonita, toda iluminada, enfim....

No entanto, ao andar pela orla da lagoa para ver a tal árvore, não pude deixar de observar um problema (tenho a impressão de que o enorme contingente de pessoas que visitou essa parte da cidade nesses dias não pode ou não conseguiu perceber, ainda mais que era noite, portanto, escuro). Mas, qual é esse problema? A sujeira das águas, fruto do lixo e do esgoto jogados ali. Tirei algumas fotos para comprovar isso e estão logo abaixo:

Ao fundo a árvore de natal flutuante na Lagoa da Pampulha e em primeiro plano os canos para lançamento de esgoto nas águas da lagoa. (Foto tirada por Paulo Braga - 02/01/2008)


Lixo nas águas da Lagoa da Pampulha (Foto tirada por Paulo Braga em 02/01/2008)

Ora, a degradação ambiental da região é uma questão que remonta já à década de 1940, principalmente em virtude da poluição dos ribeirões e córregos que desaguam na lagoa. Esses cursos d´água fazem parte da Sub-Bacia da Pampulha, integrante da Bacia do Rio das Velhas e, portanto, da Bacia do Rio São Francisco. Há, porém um agravante: as águas dos cursos d´ água que formam a lagoa percorrem dois municípios: Contagem e, é claro, Belo Horizonte. Como lidar com o problema em Belo Horizonte, se a origem não está restrita apenas aos limites do município?
A solução passa pelo conceito de gestão metropolitana, ou seja, a tentativa de pensar em conjunto as soluções para os problemas urbanos dos municípios que compõem a região metropolitana, no caso, a de Belo Horizonte (RMBH), da qual Contagem faz parte. É uma questão fácil? Claro que não! No entanto, é urgente e, infelizmente, não passa apenas pela resolução de problemas ambientais, mas também de saúde, saneamento básico, transporte, enfim...

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá participantes!
Fui testemunha do fato- denúncia aqui apresentado.
Estava com Paulo na hora do flagra. Ficamos realmente decepcionados com esta triste constatação da camuflagem da realidade. Bem sambemos que quanto aos populares,as imagens que ficarão mais fortes serão das luzes: sejam dos fogos ou da árvore de Natal... LAMENTÁVEL!

Anônimo disse...

o QUE VOCÊS MOSTRAM REALMENTE É UM FATO MUITO LASTIMÁVEL, SEM FALAR NO MAL CHEIRO QUE É AQUILO ALI.
EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES NÃO SE FALAM OUTRA COISA A NÃO SER EM PROJETOS, CANSEI DE OUVIR PROJETOS PARA A LAGOA DA PAMPULHA, TALVES "ALGUNS PEDAÇOS CONCLUIDOS, ALGUNS PEDACINHOS" MÁS O PROJETO MESMO SÓ NO PAPEL.

Anônimo disse...

Verdade!

Roberto

Anônimo disse...

EU acho que esse plobema e facil de resolver ne?eE so todos num jogarem lixo no lago e so todos contribui ne

Anônimo disse...

Eu acho que eles nao tem vegonha na cara tem lipa papulnha mas porque so que sabe de eles nao de nossa saude

warley

Anônimo disse...

Bom adorei a reportagem do Paulo Braga que mostra exatamente oque esta acontecendo na lagoa da pampulha.
Jessica mabila

Anônimo disse...

no Brasil a poluição é uma vergonha nos tem q parar com isso e depois quando chove alaga casas e ruas a culpa é do prefeito ñ estou querendo defender prefeito ñ o bom disso td é q o Brasil é principal fonte de agua do mundo.

wesley

Anônimo disse...

eu achei que as pessoa era mais cuidadoso publico vamos cuida de todos os lagos.

tulio mateus

Anônimo disse...

olha e uma falta de umanisaçao uma fauta de respeito com a naturesa os prefeitos,governadores proibe isso,proibe aquilo,almenta os alimentos,aumentar os empostos e nunca que faz nada para melhorar as coisas que precisam ser modificadas so arrumao coisas que nao tem nassecidade so para se mostrarem mas organizar toda a nossa bh e focar nos objetivos e erao para ser focados ninguem foca devemos respeitar a natureza para ser bom pra nos mesmos para evitar doensas,desmatamentos e um monte de sertos tipos de augumas coisas que podem nos preijudcar.leika suzan de souza de oliveira

Anônimo disse...

eu acho que a lagoa da pampulha uma falta de vergonha das autoridades de bh. os prefeitos de belo horizonte tem que mandar fazer uma limpeza na lagoa porque isso da dengue e muito rato nas casas das pessoas que moram logo ali proximo a lagoa .eu acho que as pessoas devem respeitar no espaço dos outros e da natureza e deles mesmos e na verdade lastimavel morar ali por causa do fedor que tem ali proximo. lauriete

Anônimo disse...

eu,sinceramente, acho isso muito triste e ,infelizmente,limpar a lagoa não e tao fácil quanto parece.Esse ano, 2012,(ou ano passado,não sei)foi proibido jogar esgoto na lagoa mas infelizmente ha ainda muitos esgotos clandestinos sendo jogados nela. sei disso pois já estudei.

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre clinica estetica pampulha. Muito obrigada!