segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Série África: República Democrática do Congo

Os violentos conflitos e tensões étnicas que passaram a ocorrer em Ruanda, a partir de 1994, transbordaram para o território de países vizinhos como já foi mostrado, principalmente na República Democrática do Congo (RDC). Observe mapa abaixo que mostra a localização da RDC (destacada em amarelo).


Sendo assim, esse país, o segundo mais extenso da África, que tem um território que se confunde, em grandes linhas com a bacia do rio Congo, também começa a apresentar um quadro de caos, favorecido em grande medida pelo enorme afluxo de pessoas que fugiam da guerra em Ruanda e buscavam abrigo em seu território. Misturam-se a isso alguns conflitos que surgiram na região oriental do país, o que contribuiu para que o regime do então presidente-ditador Mobutu (desde 1965 no poder), que já vinha sendo pressionado por todos os lados, ruísse em 1997.


Após a saída do ditador, outras rebeliões afloraram no país, o que culminou na morte de vários indivíduos e no envio de forças de paz para amenizar os ânimos locais.

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo ajudo muitoo
bjao