quinta-feira, 26 de julho de 2012

Série Migração: O fenômeno migratório no Brasil - Parte 1

A imigração para o Brasil


O Brasil é um país caracterizado, historicamente, pelo predomínio das imigrações, ou seja, da chegada de migrantes no país. Nosso país recebeu, ao longo do tempo, pessoas de cerca de 90 países, todos importantes para a formação de nossa cultura, sociedade e economia.


Destacam-se dentre os imigrantes os seguintes povos: portugueses, africanos, italianos, alemães e japoneses. Nas últimas décadas, migrantes de países vizinhos latino-americanos (Bolívia, Paraguai, Argentina) e também vindos da China e da Coréia do Sul chegaram ao Brasil em busca de oportunidades de trabalho em metrópoles como São Paulo.



A emigração de brasileiros


Especialmente nas duas últimas décadas, a emigração de brasileiros passou a merecer uma análise mais detalhada nos estudos sobre a nossa população.


Nos últimos tempos, não só a chegada de estrangeiros tornou-se menos significativa, como aumentou a quantidade de brasileiros que saíam em busca de melhores condições de vida e de trabalho em outros países. Estima-se que atualmente quase 2 milhões de brasileiros residem fora do pais, ou seja, são emigrantes.


Desse total, cerca de 1,5 milhão de pessoas emigraram oficialmente, ou seja, saíram do nosso país e se estabeleceram em outro, obedecendo às normas da legislação daquele país. Estima-se que outros 500 mil tenham realizado migrações não oficiais.


Esses emigrantes, que deixaram o país oficialmente ou não, se dirigiram para diferentes países, como Estados Unidos e Canadá (América do Norte), França, Itália, Portugal e Espanha (Europa), Japão (Ásia), Austrália (Oceania) e também aos países vizinhos latino-americanos (principalmente Argentina e Paraguai).

Nenhum comentário: