domingo, 11 de novembro de 2007

Ouro Preto - Minas Gerais

Estive no último dia 10 de novembro na cidade histórica de Ouro Preto -MG, patrimônio cultural da Humanidade, em um trabalho de campo com alguns alunos e professores da escola em que trabalho no município de Contagem. Muita descontração por parte dos alunos, zuação, enfim... coisas normais de adolescentes.

No entanto, o que mais me chamou a atenção foi a grande quantidade de pessoas que visitaram a cidade naquele dia... realmente estava muito cheio. E aí eu fiquei pensando, juntando algumas informações que colhi a outras que já sabia para chegar ao seguinte questionamento: como a Igreja Católica arrecada dinheiro nesse município!!!! Vocês devem estar se perguntando, como assim???? Eu explico: para visitar algumas igrejas históricas daquela cidade é cobrada uma taxa, "simplória", de cerca de R$ 5,00 por pessoa para cada igreja.... Ah, para estudantes de escolas públicas é a metade, ou seja, R$ 2,50 por aluno...

Fiz as contas aqui: foram cerca de 90 pessoas no trabalho de campo... então, 90 x R$ 2,50 = R$ 225,00!!!!!! É isso mesmo, R$ 225,00 arrecadados em apenas uma igreja... Como nós fomos em duas, vou multiplicar por dois, então: 2 x R$ 225,00 = R$ 450,00!!!

Olha, tinha muita gente lá nesse dia... se apenas os que estavam no trabalho de campo comigo pagaram R$ 450,00, imagine se somarmos a todos os visitantes que visitaram a cidade (e as igrejas) naquele dia!!!!! Realmente é um absurdo!!!

Fora o que é cobrado para a visitação de museus que, sinceramente, não sei para "quem" vai o dinheiro...

Um comentário:

Unknown disse...

Paulo, ótimo vê professores de geografia, comovc preocupado e mandando vê na internet, valorizando a disciplinar hoje fundamental na atual realidade mundial, vou v~e se tenho tempo e te digo so ruim nesse bichinho computarm mais vou colocar umas imagens de PALMAS-TO, a última cidade planejada do Brasil, do séc.xx.