domingo, 17 de agosto de 2008

Série África - Ruanda

Ruanda é um país localizado na porção sul do continente (África Meridional ou Subsaariana). Observe o mapa abaixo.


Inicialmente o país havia sido uma colônia alemã e, posteriormente passou para o poderio da Bélgica, se tornando independente em 1962.


O conflito envolvendo esse país é, na verdade, de ordem interna, visto que envolve populações mais ou menos próximas de duas etnias principais, os tutsis e os hutus.


A aceleração dos conflitos entre hutus e tutsis resultou, parcialmente, da luta por terra férteis num pequeno país cuja densidade demográfica é de aproximadamente 300 habitantes por km2. Além disso, divergências de ordem política também contribuíram para a emergência do conflito.


Em abril de 1994 o então presidente de Ruanda é destituído. Logo após esse episódio, o país mergulha no horror, fato esse traduzido pela morte de mais de 1 milhão de pessoas, majoritariamente da etnia tutsi, que foram assassinados por milícias de origem hutu.

Em junho do mesmo ano a comunidade internacional, através da Organização das Nações Unidas (ONU) intervém e cria um tribunal destinado a julgar os responsáveis pelo genocídio. Na verdade, esse ato só ocorre em virtude da exacerbação do número de refugiados que foram se avolumando em um país vizinho, a República Democrática do Congo (RDC), o antigo Zaire. Nesse interím, forças de paz enviadas pela ONU tentam manter a ordem nesse país.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Um grande filme foi produzido para retratar os horrores dos acontecimentos no país. “Hotel Ruanda” é o título desse filme/documentário, cuja sinopse é a seguinte:
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

8 comentários:

Unknown disse...

O pessoα qє gosta dє єscrєvєєr єm ..
mєus pαrαbєєns єu num consєquiriα nєm tєriα pαciєnciα prα єscrєvєr isso td ...
bjoO fєsso

Anônimo disse...

Muito bom isso me ajudou muito
em um trabalho de escola.
Já vi o filme é muito bom.Agora tenho todas as respostas em mãos.
Muit bom.

Unknown disse...

Maravilhosa, exatamente o que procura, simples e preciso para o que preciso no momento.

Unknown disse...

Nossa parabens o seu blog é ótimo achei grande parte do que precisava sobre um trabalho de escola.Pode deixar que darei a sua referência.
Obrigada !!

Unknown disse...

Nossa parabens o seu blog é ótimo achei grande parte do que precisava sobre um trabalho de escola.Pode deixar que darei a sua referência.
Obrigada !!

Anônimo disse...

buhh
adorei o seu trabalho me ajudou nos treabalho escolar
valeuu

Prof. Marli disse...

Em 1994, o presidente de Ruanda, Juvénal Habyarimana, não é destituído, mas sim, morto num ataque aéreo em Kigali, capital do país.

Unknown disse...

Qual o período de produção?
Quais os fatores históricos?
Quais as localizações e situações geográficas de Ruanda na África?