terça-feira, 19 de agosto de 2008

Série África: Serra Leoa

País localizado na porção ocidental do continente (mapa abaixo, em vermelho) foi uma colônia inglesa até conseguir a independência entre 1961 e 1968.



A principal riqueza desse país é o diamante e a sua exploração é realizada por uma máfia, responsável também pela venda desse produto no mercado internacional. Inclusive, um filme lançado em 2006 mostrou parte do esquema. Intitulado "O Diamante de Sangue" o filme, que conta com Leonardo Di Caprio em seu elenco, alcançou relativo sucesso.


No âmbito interno, tal exploração é responsável pela mutilação de inúmeras pessoas que tentam roubar pepitas de diamante. Quando os “donos do negócio” descobrem o roubo, ordenam o corte de membros superiores dos “ladrões”. É comum, portanto, a mutilação das mãos ou dos braços.

Uma piadinha sarcástica pode claramente ilustrar o exposto acima: na hora da mutilação os responsáveis pelo ato perguntam para a vítima: “você quer ‘manga curta’ ou ‘manga comprida’” . O que se pode traduzir como, respectivamente, corte das mãos e corte dos braços.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, mas pode-se corta os braços da pessoas assim???
os governos não fazem nada???

Paulo Braga disse...

É Jhonatan... muitas vezes os governantes estão "no meio" e participam do processo, da repartição de lucros, enfim... Valeu!
Continue comentando e divulgando para outras pessoas! Até!

Anônimo disse...

Olá!! sou professora de geografia tb, apesar das cenas violentas, uso muito esse filme para mostrar os conflitos da África. Parabéns pelo blog.

Paulo Braga disse...

Obrigado, Rosa! TAmbém gostei de seu blog e comentei lá.

Unknown disse...

uma vergonha o que acontece em serra leona, para que uma madâme da alta classe ostente sua luxuaria, muitos trabalham como escravos, crianças aprendem a matar, mulheres sao violentadas e muitos morrem... isso tudo pra que? para ornamentar os belos corpos da grande minoria detentora do poder.....

e onde está a ONU? (será que o que ja fez por serra leoa é suficiente?
ou é mais um orgao protegendo seus interesses?)

"O Estado é onde todos bebem veneno, os bons e os maus; onde todos se perdem a si mesmos, os bons e os maus; onde o lento suicídio de todos se chama a vida". (Nietzsche)

Unknown disse...

Parabens pelo blog... precisamos mostras a todos o mundo em que vivemos...