quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Série Energia: fontes renováveis e não renováveis

As fontes de energia classificam-se em duas categorias principais:

- Renováveis
- Não-renováveis.

As fontes renováveis são as que nunca se esgotam porque podem ser obtidas a partir de recursos naturais considerados inesgotáveis (energia hidrelétrica, solar, eólica, biomassa e outras).

Já o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio, dentre outros, são fontes de energia não-renováveis, porque são constituídos por recursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem a esgotar-se.

Portanto, as fontes de energia não-renováveis apresentam o problema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ou séculos (conforme o caso). Além disso, normalmente elas provocam maior poluição que as fontes renováveis. Os combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão, são os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte da responsabilidade pela poluição da atmosfera (emissão de CO2 – gás carbônico), dos solos, da água. E o urânio, pelo seu uso nas usinas nucleares, é a fonte de energia que oferece maior risco d
e catástrofes por acidentes.

As fontes renováveis, além de não se esgotarem, apresentam menores problemas de poluição. Os problemas são menores, mas existem.













Exemplos de fontes renováveis: solar, eólica, hidreletricidade

Exemplo de fonte não renovável: petróleo

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO UTIL PARA MIM ! TRABALHO DE ESCOLA VAI SER UM SUCESSO , ALEM DE ESTAR EXPLICADO CORRETAMENTE E DETALHADAMENTE, DE UM JEITO FACIL DE ENTENDER U,U