terça-feira, 10 de novembro de 2009

Série Energia: Petróleo - definições e produção no Brasil

Combustível fóssil, líquido, formado a partir da deposição de material orgânico marinho (plânctons – microorganismos que vivem em suspensão nas águas); Obs: não é encontrado somente em áreas marinhas. Áreas continentais que já foram encobertas pela água do mar também podem apresentar o petróleo;

Importante combustível a partir do século XIX; É o mais utilizado atualmente; Dele se extraem vários subprodutos: gasolina, óleo diesel, querosene, gás de cozinha (GLP), asfalto, produtos químicos para a fabricação de plásticos e tintas.

Maiores áreas de exploração no mundo: Oriente Médio (+ de 50%, em países como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes), EUA, Venezuela, África (Gabão, Nigéria Argélia, Líbia);

Os maiores países exportadores de petróleo formaram, no ano de 1960, a OPEP- Organização dos países exportadores de petróleo.

Objetivo: estabelecimento de cotas e preços mínimos no comércio do petróleo nos mercados mundiais;

Membros: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar, Bahreim, Emirados Árabes (Oriente Médio), Venezuela (América do Sul), Indonésia (Sudeste da Ásia), Gabão, Nigéria, Argélia e Líbia (África).
Produção no Brasil


O Brasil apresenta uma produção concentrada junto ao litoral:
RJ (Bacia de Campos); SP (Bacia de Santos); BA (Bacia do Recôncavo); RN (Bacia Potiguar); AL/ SE/ CE

Nosso país conseguiu em 2006/2007 passar a ser atendido em 100 % por reservas próprias, principalmente de sua Bacia de Campos. Isso deveu-se à entrada em operação da plataforma P-50, que passou a processar 200 mil barris por dia.

Recentemente foi descoberta uma enorme área com petróleo localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. É o que se denomina Pré-sal, pois está localizada por baixo de uma extensa camada de sal. Veja o desenho abaixo:


Há mais de 6 mil metros foi encontrada essa reserva de petróleo, o que pode representar um grande avanço para o Brasil. Resta, no entanto, pesar os “prós e os contras” sobre essa questão. De um lado, sabe-se que a queima do petróleo e seus derivados provoca enormes problemas ambientais. Do outro lado, está o lucro que pode ser gerado com a exploração dessas reservas. O que vai pesar mais, o lado econômico ou o lado ambiental? É o que veremos....

Nenhum comentário: