domingo, 8 de novembro de 2009

Série Energia: O Petróleo está em toda parte?!

Pare onde está. Olhe ao redor. Você não vai enxergar um líquido negro jorrando do chão. Mas pode ter certeza de que o petróleo está na sua frente. Está em fórmulas diversas que deram origem à tinta do jornal ou das paredes, ao plástico do computador ou às fibras que estão em sua roupa. O petróleo é a matéria prima presente em todos os cenários da vida moderna. Ele está em todos os cômodos de sua casa, nas escolas, nos ambientes de trabalho, nas ruas e até no céu, como o querosene que abastece os aviões ou o náilon colorido dos paraquedas. Está na boca de todos, seja nos batons das mulheres, na parafina dos chocolates ou nos chicletes mascados por crianças e adultos. Está no chão, no asfalto. Nos eletrodomésticos, nos brinquedos, na fralda descartável, em cosméticos, em detergentes, nas sacolinhas do supermercado, nos pneus, na prótese dentária. O petróleo é o componente básico de mais de 6 mil produtos. A vida que se conhece hoje não seria a mesma sem ele.

É por essa riqueza escondida no dia a dia das pessoas que a descoberta de jazidas é vista como tão importante. Não é por acaso que são cobiçadas e desejadas por todos os países. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, observa que as pessoas tendem a associar o petróleo apenas a comobustíveis, como óleo diesel e gasolina. Mas não é só isso. “É um recurso mineral formado por diversos compostos. Pelo refino se transforma em matéria prima para vários produtos, como tintas, ceras, resinas, pneus, fósforos, borracha, chicletes, filmes fotográficos e fertilizantes. O plástico também tem petróleo e está em todo lugar. É um bem essencial, presente em todos os setores da vida dos cidadãos, pela vida afora”, afirma. Mas alerta: “É um bem finito e que pode acabar em mais uma ou duas gerações”. Isso, levando-se em conta o consumo atual.

(...) “É difícil imaginar a vida de hoje sem os derivados de petróleo”, afirma o professor de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Valmir Fascio Juliano, que participa da coordenação do Laboratório de Ensaio de combustíveis. Vários produtos passam por transformações intensas, mas no fundo têm petróleo.

(...) De acordo com a Petrobrás, todo petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, composta de diversos tipos de moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono e, em menor parte, de oxigênio, nitrogênio e enxofre, combinados de forma infinitamente variável. Daí, os diversos tipos de petróleo encontrados na natureza e os diversos produtos que dele podem ser obtidos. Ao quebrar essa combinação de moléculas, o processo de refino separa o que a natureza levou milhões de anos para juntar, fracionando o petróleo para transformá-lo em derivados.

É a partir daí que o petróleo entra diretamente na vida de todos os consumidores do mundo, inclusive daqueles que andam a pé.



Fonte: Adaptado de Estado de Minas, Caderno Especial Pré Sal, 30/09/09
Autora: Graziela Reis

Nenhum comentário: