quinta-feira, 26 de julho de 2012

Série Migração: conceitos e tipos de movimentos migratórios

Todas as pessoas que realizam deslocamentos pelo espaço geográfico, sejam eles permanentes ou temporários, estão realizando uma migração e são chamados de migrantes.



Os movimentos migratórios podem se diferenciar segundo vários aspectos, dentre eles, o tempo de duração e o espaço de deslocamento .


As migrações definitivas, como o próprio nome indica, são aquelas que implicam num rompimento completo e definitivo com o país ou região de origem. Esse rompimento é difícil para o migrante que tem que enfrentar não só os problemas psicológicos e econômicos, como os de ordem cultural, uma vez que enfrentará condições de vida muito diferentes daquelas que vivenciou até o momento da migração.


Já as migrações temporárias acontecem quando os migrantes não pretendem se estabelecer definitivamente nos centros de atração, mas planejam o retorno ao ponto de origem quando as condições permitirem a volta às suas raízes.


As migrações podem ser classificadas também quanto ao espaço de deslocamento: migrações internas ou nacionais e migrações externas ou internacionais.


Quando o deslocamento humano ocorre de um país para outro, temos a migração externa ou internacional. Portanto, há a necessidade de se cruzar fronteiras entre países. Tal movimento tende a alterar a população total (absoluta) dos dois países.


Já a migração interna ou nacional é o deslocamento populacional que ocorre no interior dos países. Portanto, não há o cruzamento de fronteiras entre países. Nesse caso, não ocorre alteração do total de habitantes do país, mas altera o total de população das áreas envolvidas nesse deslocamento, que podem ser diferentes cidades ou estados.


OBSERVAÇÃO: A denominação FRONTEIRA se refere à delimitação que ocorre entre dois ou mais países diferentes (Brasil e Argentina, por exemplo); já a denominação DIVISA, se refere à delimitação entre dois ou mais estados (exemplo: MG e SP). Por fim, a denominação LIMITE, se refere à delimitação entre dois ou mais municípios, como Belo Horizonte e Contagem.


A saída da população de um local (cidade, estado, país, etc.) denomina-se emigração. Por outro lado, a chegada de população em um determinado lugar (cidade, estado, país, etc.) denomina-se imigração.


A pessoa que está se deslocando, por sua vez, é considerado emigrante, para o país de onde está saindo, e imigrante, para o país no qual está chegando.

4 comentários:

Gabriel Cavel disse...

Sou moçambicano gostei da maneira como os brasileiros deixam claras as coisas

Anônimo disse...

não tem todos os tipos de migraçoes

Anônimo disse...

Poderia detalhar mais todos os tipos de migrações.

Anônimo disse...

gracias maestro