sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Série África: Angola

Angola, país situado na porção meridional do continente (mapa abaixo) foi, durante muitos anos, uma colônia portuguesa, só alcançando a independência em 1975, após vários anos de guerrilha armada.




Entretanto, após a referida independência vários grupos lutaram internamente pelo poder, sendo apoiados pelas duas grandes potências da chamada Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética. Dentre esses grupos, destacaram-se o Movimento Popular para a Libertação de Angola - MPLA (apoiado pelos soviéticos) e a União Nacional para a Independência Total de Angola – UNITA (apoiada pelos estadunidenses).
Posteriormente, esses movimentos se transformam em partidos políticos e concorrem às eleições no país. Aos poucos, a União Soviética e os Estados Unidos vão deixando de apoiar os já constituídos partidos políticos, o que não contribui para o fim dos conflitos internos.
Somente em 2002 a guerra civil angolana chega ao fim, mas o quadro que se estabelece no país não é dos mais confortáveis. Isso porque o país foi quase totalmente destruído pela guerra: os campos agrícolas e as indústrias quase inexistem, a maior parte da população está abaixo da linha de pobreza e cerca de 70% dela está desempregada.
As riquezas naturais, notadamente petróleo e diamantes, foram extensamente exploradas e os seus lucros divididos entre uma minoria da população formada basicamente pelos governantes. Juntam-se a isso a corrupção generalizada e um dos maiores entraves ao crescimento do país, as 6 milhões de minas terrestres existentes no solo angolano, o que corresponde a uma bomba para cada dois habitantes do país.

Placa avisando dos perigos das minas
Minas desativadas no país
Consequências do pisoteio em minas


O Brasil é um dos países que mais tem contribuído para o soerguimento de Angola, fato esse que se traduz no estabelecimento de empresas do ramo de construção civil e de bens de consumo.



3 comentários:

Soldado Anônimo disse...

Amigo, cadê as atualizações? hehe
mto bom

Paulo Braga disse...

Atualizações prontas... heheheh

Lucas Hoenig disse...

Nossa, como conseguiram chegar a esse ponto de plantar tantas minas?!
=T