terça-feira, 3 de novembro de 2009

Série Energia : A evolução das fontes de energia ao longo da história humana

Energia é algo que tem a capacidade de realizar trabalho. Assim, utiliza-se energia para levantar um peso, para movimentar um veículo, para ferver a água, para a iluminação, para digitar esse texto, enfim...


Mas, como se deu a evolução das fontes de energia ao longo da história humana?


Tudo começou quando os seres humanos ainda moravam em cavernas. Nessa época, as formas de energia mais usadas eram a força muscular e o calor do fogo. Após esse período, há cerca de 8.000 anos, quando os animais foram domesticados passou-se a usar a força muscular animal para desenvolver tarefas cotidianas, como arar a terra e transportar peso. Dessa forma, o trabalho passou a render mais em um mesmo tempo.











Ao longo da segunda metade do século 18, houve a invenção das máquinas a vapor, originando as primeiras fábricas. Tal fato foi o pontapé inicial para variadas transformações socioculturais e econômicas que se sucederam e culminaram com a chamada Revolução Industrial.



Durante a Primeira Revolução Industrial, outra fonte de energia passou a ser utilizada, o carvão mineral. Altamente poluente esse elemento passou a ser um problema para o meio ambiente, mesmo que na época poucos se importassem com tal situação.

Já no contexto da Segunda Revolução Industrial (no final do século 19) foram criados os motores elétricos (que funcionam a partir da eletricidade) e os motores de explosão (que funcionam, basicamente, a partir de derivados do petróleo, como a gasolina). Além do uso doméstico e nas fábricas, esses novos motores aceleraram o desenvolvimento dos transportes, o que resultou em aumento da velocidade e da capacidade de transporte. Por outro lado, o uso do petróleo acelerou ainda mais alguns problemas ambientais, notadamente a poluição do ar.

















Atualmente, as pesquisas sobre novas fontes de energia, mais limpas e que não poluem tanto, empregam milhões de dólares todos os anos. Destacam-se como fontes promissoras, a energia solar (sol), eólica (vento), biomassa e o hidrogênio.



23 comentários:

Nathý disse...

haha muito bom, me ajudou bastante em um trabalho. (:
Muito obrigada.

gabriel disse...

Essa materia foi boa entretanto está muito presa à questão histórica, além de energia fossil e maquinas à vapor existem outros tipos de energia que tem toda uma história,
alguns exemplos são a energia Hidráulica e biomassa.
Poderia tambem por como é o método de funcionamento desses tipos de energia citadas por você.

Philipe Simões disse...

Muito bom...me ajudou bastante também, muito obrigado !

Arthur Brandão disse...

Muito obrigado.
Pesquisei na Google: "A Evolução da Energia" pois tenho que fazer um trabalho sobre esse tema. E esse foi o 1° que entrei. Obrigado

isa disse...

Gostei muito,isso me ajudou no trabalho da escola

Anônimo disse...

A mim também me ajudou muito nos meus trabalhos até tirei uma nota boa.

Obrigada pessoal...
:)

Anônimo disse...

Este site é uma Merda ñ preste e ainda é Brasileiro nunca mais pesquiso neste site.

Estes comentários que estão em cima elogiam este site porque são Brasileiros mas eu sou portuguesa por isso este site não vale nada para mim.

E este é meu comentário.

Espero que os portugueses não pesquisem neste site que não vale um cú até o meu vale melhor mas é só meu e do Guilherme Sousa que só ca sei quem é....

:(

Anônimo disse...

Eu também acho o mesmo com a portuguesa que escreveu em cima.

Anônimo disse...

eu também acho que é uma merda

Anônimo disse...

obrigadaa.. me ajudou bastante num resumo..
vleu

Anônimo disse...

Eu acho que a matéria ficou muito resumida. Há mitas outras informações que poderiam ser utilizadas para complementar a pesquisa; o texto saiu da parte história onde as pessoas utilizavam da força braçal e da força dos animais, para a época da primeira revolução industrial. Faltou muito conteúdo nesse texto, os fatos poderiam ser descritos de uma forma melhor e mais completa; por exemplo como era feito o açúcar, uma coisa simples que complementaria, pelo menos um pouco,a matéria.

Anônimo disse...

Ô portuguesa, porque você não vai a merda!!

Anônimo disse...

trabalho muito bom. faltando só falar na energia nuclear (seculo XX).

Anônimo disse...

amei o resumo me ajudou muito, só que precisa de mais coisas nele...

Anônimo disse...

Ô portuguesa, porque você não vai a merda!!

Empresas de sucesso disse...

Vamos dizer que ao longo do tempo a evolução da energia foi bombástica

Anônimo disse...

Nossa, só pq é brasileiro vc achou uma merda? Toma vergonha na cara,você deveria julgar pelo conteúdo e ao invés de criticar faça algo melhor então !

Anônimo disse...

Vai trabalhar

Anônimo disse...

Portuguesa

Anônimo disse...

Aprende a escrever

Unknown disse...

Sai daqui o gringo filha da puta

Unknown disse...

Sai daqui o gringo filha da puta

Unknown disse...

Gostei muito e me ajudou a fazer um trabalho da escola :)