domingo, 22 de novembro de 2009

Série Energia: Energia eólica

É a energia proveniente do vento (do ar em movimento). Já na Antiguidade o homem utilizava o vento como fonte energética, através dos moinhos de vento. Esses moinhos foram usados, dentre outras coisas, para bombear água para irrigação.


O sistema da usina eólica é simples. O movimento dos ventos é captado por pás de hélices gigantes que, ligadas a uma turbina, acionam um gerador elétrico.


É considerada a fonte energética que mais cresce atualmente no mundo (cresce cerca de 30% ao ano). Destaca-se como a principal potência eólica a Alemanha.


Algumas vantagens para o uso do vento para a geração de energia: grande potencial; não emite gases poluentes (é limpa); recurso natural renovável.


Como desvantagens pode-se citar: necessita de grandes investimentos, já que é cara; os ventos não são constantes, o que dificulta a produção; poluição sonora (o barulho é muito grande. +- 50 decibéis. O ouvido humano tem a capacidade de agüentar algo em torno de 40 decibéis); Deve ser implantada longe de áreas urbanas por causa desse barulho;


No Brasil, a produção é pequena, mesmo havendo um bom potencial, principalmente na região Nordeste. Em Minas Gerais, o primeiro local a se produzir foi na cidade Gouveia, com recursos da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), no alto da Serra do Espinhaço.

2 comentários:

Jhonatan disse...

como desvatagens há também a morte de aves, que não se sabe o porquê, ela vão em direção as pás e logicamente morrem...

Paulo Braga disse...

Isso também acontece, Jhonatan, mas é raro. Valeu!